CARTOGRAFIA BÁSICA E GEOPROCESSAMENTO
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: transportar o planeta Terra para um pedaço de papel”.
Pedro, Marcos e Paulo foram contratados por uma empresa de construção, com objetivo de realizar uma produção cartográfica para instalação de uma indústria, na cidade de Boa Esperança. Cada um recebeu a seguinte missão:
A- Pedro recebeu a missão de produzir o mapa do estado do Pará, onde estivesse representados a hidrografia, o relevo, as principais cidades e rodovias, permitindo deste modo o conhecimento das rotas de transporte até a cidade de Boa Esperança e vai utilizar a escala para representar o espaço acima de 1:250.000.
B- Marcos tem como missão desenvolver um mapa do município verificando as áreas de vegetação nativa, áreas habitacionais e a área de localização da indústria sendo utilizado para isso uma escala de até 1:250.000. C- Paulo tem como tarefa mapear o terreno onde a indústria será instalada delimitando as áreas da construção dos galpões, estacionamento, refeitório entre outros e deve utilizar uma escala de até 1:25.000.
Diante dos fatos expostos acima podemos afirmar que:
Paulo vai realizar a produção de uma planta, pois a sua área de mapeamento é pequena e sua produção deve ser estritamente detalhada, sendo necessária uma escala grande.
Pedro vai realizar a produção de uma carta, visto que sua área é considerada pequena e deve conter bastante detalhes. Será utilizada uma escala grande.
Marcos deve produzir uma planta, pois a área que o mesmo vai representar é uma área muito limitada. Ele vai utilizar uma escala grande, com elevado número de detalhes.
Paulo vai produzir um mapa, pois a área a ser mapeada é muito grande. Ele vai utilizar uma escala pequena, onde os detalhes praticamente não aparecem.
Marcos vai produzir um mapa, pois ele deve representar uma grande área, onde se torna extremamente importante a presença de detalhes. Ele vai utilizar uma escala pequena.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Introdução à cartografia: origem, conceitos, orientação e alfabetização cartográfica”.
A cartografia, ciência de grande utilidade e muito avançada na atualidade, passou por diversos períodos de desenvolvimento. Analise as questões abaixo, observando as CORRETAS:
I- Na Idade Média a cartografia passou por grande desenvolvimento, sendo a obra de Ptolomeu bastante divulgada, principalmente pela Igreja Católica.
II- Os mapas produzidos na Idade Média eram denominados Orbis Terrarum. Tinham como centro do mapa a cidade de Jerusalém, devido à supremacia da Igreja.
III- No Renascimento a cartografia encontrou dificuldade em se desenvolver, pois as viagens de exploração não permitiam o conhecimento de novas terras.
IV- O mapa produzido por Gerhard Mercator, considerado ideológico, apresenta com mais fidelidade as regiões próximas ao Equador e exagera na projeção das áreas temperadas.
V- O mapa chamado portulano circulou na Europa no período da Idade Média, tendo o mesmo um caráter mais científico e prático.
Estão CORRETAS as alternativas:
I, II e V.
II, IV e V.
I e III.
II, III, IV e V.
I, II e IV.
Os sistemas sensores são, basicamente, equipamentos que captam e registram a energia refletida ou emitida pelos elementos da superfície terrestre. De acordo com Fitz (2010, p. 98), para aquisição de dados pelos sensores, devem existir os seguintes elementos básicos:
- fonte/energia radiante (solar, por exemplo);
- objeto de visada (alvo na superfície);
- sistema de imageamento óptico e detector (sensor).
Diante disso, leia as assertivas e marque a alternativa correta:
I – Os sensores remotos são instalados apenas em satélites orbitais.
II – O olho humano pode ser considerado um sensor remoto natural.
III – Embora o olho humano seja um sensor, ele capta apenas a radiação correspondente à faixa do visível.
IV – Os sensores artificiais captam energia de diferentes regiões do espectro eletromagnético, ou seja, é como se estes tipos de equipamentos “enxergassem” mais que o olho humano.
V – Os sensores dificultam a obtenção de imagens por meio do sensoriamento remoto.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas III, IV e V estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas III e V estão corretas.
Quando a radiação eletromagnética (REM) percorre a atmosfera terrestre acontecem fenômenos denominados absorção e espalhamento. Isso significa que o fluxo de energia que sai do Sol e também aquele proveniente da Terra não chegam por completo nos sensores remotos, ou seja, parte da energia é interceptada, sendo absorvida pelo planeta, ou se espalha pela atmosfera. Sobre isso, leia as assertivas e marque a alternativa correta.
I – Ao se propagar pela atmosfera, parte da radiação eletromagnética sofre absorção.
II – Na atmosfera a radiação eletromagnética pode sofrer espalhamento.
III – Absorção e espalhamento são fenômenos que ocorrem apenas com o fluxo de emitido pelo Sol e pela Lua.
IV – A coloração azul do céu pode ser explicado pelo fenômeno de espalhamento da luz azul.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Estatística”.
A diretoria de uma granja fez a solicitação de levantamento do peso médio dos frangos no momento do abate. O encarregado, que tinha noções de estatística, decidiu extrair uma amostra da população para solucionar o problema, ganhando o tempo e reduzindo o custo da pesquisa. Sabendo que a população é de 1000 frangos e a amostra era de 10% desse universo, marque a alternativa que aponta a quantidade de frangos pesados durante a pesquisa:
100 frangos.
10 frangos.
50 frangos.
1000 frangos.
1 frango.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Estatística”.
Em um caso hipotético, o diretor da escola “Maria de Nazaré”, decidiu fazer um levantamento do desempenho dos alunos a partir das notas obtidas durante o 1º semestre do ano. Sabe-se que a escola tem 5.000 alunos e que será utilizada uma amostra de 10% da população. Diante disso, pode-se afirmar que:
A variável do problema é a nota dos alunos, a população equivale a 500 indivíduos e a amostra é de 5.000 alunos.
A variável do problema é a altura dos alunos e a população equivale à amostra.
A variável do problema é a idade dos alunos, a população equivale ao número de professores e a amostra é de 500 alunos.
A variável do problema é a nota dos alunos, a população equivale a 5.000 indivíduos e a amostra é de 500 alunos.
A variável do problema é composta pelas disciplinas estudadas no ensino fundamental, a população equivale a 5.000 indivíduos e a amostra é de 50 alunos.
Para Rosa (2003), existem diversos tipos de equipamentos GPS. Eles podem ser divididos em cinco grupos, de acordo com a precisão e o investimento requerido. Tais grupos são conhecidos como:
GPS de navegação; GPS estudantis; D-GPS; GPS climáticos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS geodésicos; GPS cadastrais; GPS de buscas e apreensões; GPS turísticos.
GPS de navegação; GPS cadastrais; D-GPS; GPS topográficos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS de buscas e apreensões; GPS culinários; GPS estudantis; GPS topográficos.
GPS de navegação; GPS climáticos; D-GPS; GPS topográficos; GPS executivos.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Os Fusos Horários são um sistema que permite a padronização do horário mundial. A partir deles é possível facilitar a comunicação, planejar ações intercontinentais, viagens, entre outras operações. Sobre esse sistema, leia e julgue as assertivas a seguir e marque, então, a alternativa que indica as afirmações corretas:
I - O Sistema de Fuso Horário tem como referência o fuso de Greenwich.
II - Os fusos práticos seguem o traçado dos paralelos, enquanto os fusos teóricos seguem os meridianos.
III - Cada fuso horário corresponde a 1 hora e possui 15° de longitude.
IV - Se em Londres são 15 horas, em Brasília serão 12 horas (lembrando que Brasília está três fusos a oeste de Londres).
Pode-se afirmar que:
As assertivas II e IV são corretas.
As assertivas I, III e IV são corretas.
As assertivas I e III são corretas.
As assertivas I, II e III são corretas.
As assertivas I, II, III e IV são corretas.
A elaboração de um mapa pressupõe a existência de dados relacionados ao tema de estudo. Por exemplo: para produzir um mapa da densidade demográfica das cidades de Minas Gerais é necessário conhecer os limites políticos do Estado e de cada município, assim como sua área e o tamanho da população. Essas informações são inseridas num SIG e formam parte de um banco de dados geográfico. Sobre a temática, leia as assertivas e marque a alternativa correta.
I – A falta de um banco de dados geográficos impede a elaboração de mapas.
II – Um banco de dados geográfico não armazena informações relacionadas à localização dos alvos terrestres.
III – Um banco de dados alfanumérico detém as mesmas características que um banco de dados geográfico.
IV – O termo “alfanumérico” se refere a letras e números.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertiva I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Cada tipo de projeção cartográfica possui características específicas que a torna mais adequada a determinado uso, em detrimento de outros. Nenhuma delas, porém, apresenta-se perfeita quanto à fidelidade das formas, áreas e ângulos, em concomitância. Observe abaixo as formas de projeções:
Fonte: Acervo EAD - Uniube. Disponível em: TEOBALDO NETO, Aristóteles. Linguagens e representações cartográficas. São Paulo: Pearson, 2010. p. 99.
Agora, com base em nossos estudos sobre projeções, assinale a afirmativa correta:
A projeção cilíndrica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cone.
A projeção cilíndrica é a mais utilizada nas representações do globo terrestre.
A projeção plana ou azimutal é fiel apenas na representação da Linha do Equador.
A projeção plana ou azimutal é mais utilizada para mapas menores, como os de países.
Na projeção cônica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cilindro.
Paulo vai realizar a produção de uma planta, pois a sua área de mapeamento é pequena e sua produção deve ser estritamente detalhada, sendo necessária uma escala grande.
Pedro vai realizar a produção de uma carta, visto que sua área é considerada pequena e deve conter bastante detalhes. Será utilizada uma escala grande.
Marcos deve produzir uma planta, pois a área que o mesmo vai representar é uma área muito limitada. Ele vai utilizar uma escala grande, com elevado número de detalhes.
Paulo vai produzir um mapa, pois a área a ser mapeada é muito grande. Ele vai utilizar uma escala pequena, onde os detalhes praticamente não aparecem.
Marcos vai produzir um mapa, pois ele deve representar uma grande área, onde se torna extremamente importante a presença de detalhes. Ele vai utilizar uma escala pequena.
Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Introdução à cartografia: origem, conceitos, orientação e alfabetização cartográfica”.
A cartografia, ciência de grande utilidade e muito avançada na atualidade, passou por diversos períodos de desenvolvimento. Analise as questões abaixo, observando as CORRETAS:
I- Na Idade Média a cartografia passou por grande desenvolvimento, sendo a obra de Ptolomeu bastante divulgada, principalmente pela Igreja Católica.
II- Os mapas produzidos na Idade Média eram denominados Orbis Terrarum. Tinham como centro do mapa a cidade de Jerusalém, devido à supremacia da Igreja.
III- No Renascimento a cartografia encontrou dificuldade em se desenvolver, pois as viagens de exploração não permitiam o conhecimento de novas terras.
IV- O mapa produzido por Gerhard Mercator, considerado ideológico, apresenta com mais fidelidade as regiões próximas ao Equador e exagera na projeção das áreas temperadas.
V- O mapa chamado portulano circulou na Europa no período da Idade Média, tendo o mesmo um caráter mais científico e prático.
Estão CORRETAS as alternativas:
I, II e V.
II, IV e V.
I e III.
II, III, IV e V.
I, II e IV.
Os sistemas sensores são, basicamente, equipamentos que captam e registram a energia refletida ou emitida pelos elementos da superfície terrestre. De acordo com Fitz (2010, p. 98), para aquisição de dados pelos sensores, devem existir os seguintes elementos básicos:
- fonte/energia radiante (solar, por exemplo);
- objeto de visada (alvo na superfície);
- sistema de imageamento óptico e detector (sensor).
Diante disso, leia as assertivas e marque a alternativa correta:
I – Os sensores remotos são instalados apenas em satélites orbitais.
II – O olho humano pode ser considerado um sensor remoto natural.
III – Embora o olho humano seja um sensor, ele capta apenas a radiação correspondente à faixa do visível.
IV – Os sensores artificiais captam energia de diferentes regiões do espectro eletromagnético, ou seja, é como se estes tipos de equipamentos “enxergassem” mais que o olho humano.
V – Os sensores dificultam a obtenção de imagens por meio do sensoriamento remoto.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas III, IV e V estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas III e V estão corretas.
Quando a radiação eletromagnética (REM) percorre a atmosfera terrestre acontecem fenômenos denominados absorção e espalhamento. Isso significa que o fluxo de energia que sai do Sol e também aquele proveniente da Terra não chegam por completo nos sensores remotos, ou seja, parte da energia é interceptada, sendo absorvida pelo planeta, ou se espalha pela atmosfera. Sobre isso, leia as assertivas e marque a alternativa correta.
I – Ao se propagar pela atmosfera, parte da radiação eletromagnética sofre absorção.
II – Na atmosfera a radiação eletromagnética pode sofrer espalhamento.
III – Absorção e espalhamento são fenômenos que ocorrem apenas com o fluxo de emitido pelo Sol e pela Lua.
IV – A coloração azul do céu pode ser explicado pelo fenômeno de espalhamento da luz azul.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Estatística”.
A diretoria de uma granja fez a solicitação de levantamento do peso médio dos frangos no momento do abate. O encarregado, que tinha noções de estatística, decidiu extrair uma amostra da população para solucionar o problema, ganhando o tempo e reduzindo o custo da pesquisa. Sabendo que a população é de 1000 frangos e a amostra era de 10% desse universo, marque a alternativa que aponta a quantidade de frangos pesados durante a pesquisa:
100 frangos.
10 frangos.
50 frangos.
1000 frangos.
1 frango.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Estatística”.
Em um caso hipotético, o diretor da escola “Maria de Nazaré”, decidiu fazer um levantamento do desempenho dos alunos a partir das notas obtidas durante o 1º semestre do ano. Sabe-se que a escola tem 5.000 alunos e que será utilizada uma amostra de 10% da população. Diante disso, pode-se afirmar que:
A variável do problema é a nota dos alunos, a população equivale a 500 indivíduos e a amostra é de 5.000 alunos.
A variável do problema é a altura dos alunos e a população equivale à amostra.
A variável do problema é a idade dos alunos, a população equivale ao número de professores e a amostra é de 500 alunos.
A variável do problema é a nota dos alunos, a população equivale a 5.000 indivíduos e a amostra é de 500 alunos.
A variável do problema é composta pelas disciplinas estudadas no ensino fundamental, a população equivale a 5.000 indivíduos e a amostra é de 50 alunos.
Para Rosa (2003), existem diversos tipos de equipamentos GPS. Eles podem ser divididos em cinco grupos, de acordo com a precisão e o investimento requerido. Tais grupos são conhecidos como:
GPS de navegação; GPS estudantis; D-GPS; GPS climáticos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS geodésicos; GPS cadastrais; GPS de buscas e apreensões; GPS turísticos.
GPS de navegação; GPS cadastrais; D-GPS; GPS topográficos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS de buscas e apreensões; GPS culinários; GPS estudantis; GPS topográficos.
GPS de navegação; GPS climáticos; D-GPS; GPS topográficos; GPS executivos.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Os Fusos Horários são um sistema que permite a padronização do horário mundial. A partir deles é possível facilitar a comunicação, planejar ações intercontinentais, viagens, entre outras operações. Sobre esse sistema, leia e julgue as assertivas a seguir e marque, então, a alternativa que indica as afirmações corretas:
I - O Sistema de Fuso Horário tem como referência o fuso de Greenwich.
II - Os fusos práticos seguem o traçado dos paralelos, enquanto os fusos teóricos seguem os meridianos.
III - Cada fuso horário corresponde a 1 hora e possui 15° de longitude.
IV - Se em Londres são 15 horas, em Brasília serão 12 horas (lembrando que Brasília está três fusos a oeste de Londres).
Pode-se afirmar que:
As assertivas II e IV são corretas.
As assertivas I, III e IV são corretas.
As assertivas I e III são corretas.
As assertivas I, II e III são corretas.
As assertivas I, II, III e IV são corretas.
A elaboração de um mapa pressupõe a existência de dados relacionados ao tema de estudo. Por exemplo: para produzir um mapa da densidade demográfica das cidades de Minas Gerais é necessário conhecer os limites políticos do Estado e de cada município, assim como sua área e o tamanho da população. Essas informações são inseridas num SIG e formam parte de um banco de dados geográfico. Sobre a temática, leia as assertivas e marque a alternativa correta.
I – A falta de um banco de dados geográficos impede a elaboração de mapas.
II – Um banco de dados geográfico não armazena informações relacionadas à localização dos alvos terrestres.
III – Um banco de dados alfanumérico detém as mesmas características que um banco de dados geográfico.
IV – O termo “alfanumérico” se refere a letras e números.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertiva I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Cada tipo de projeção cartográfica possui características específicas que a torna mais adequada a determinado uso, em detrimento de outros. Nenhuma delas, porém, apresenta-se perfeita quanto à fidelidade das formas, áreas e ângulos, em concomitância. Observe abaixo as formas de projeções:
Fonte: Acervo EAD - Uniube. Disponível em: TEOBALDO NETO, Aristóteles. Linguagens e representações cartográficas. São Paulo: Pearson, 2010. p. 99.
Agora, com base em nossos estudos sobre projeções, assinale a afirmativa correta:
A projeção cilíndrica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cone.
A projeção cilíndrica é a mais utilizada nas representações do globo terrestre.
A projeção plana ou azimutal é fiel apenas na representação da Linha do Equador.
A projeção plana ou azimutal é mais utilizada para mapas menores, como os de países.
Na projeção cônica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cilindro.
I, II e V.
II, IV e V.
I e III.
II, III, IV e V.
I, II e IV.
Os sistemas sensores são, basicamente, equipamentos que captam e registram a energia refletida ou emitida pelos elementos da superfície terrestre. De acordo com Fitz (2010, p. 98), para aquisição de dados pelos sensores, devem existir os seguintes elementos básicos:
- fonte/energia radiante (solar, por exemplo);
- objeto de visada (alvo na superfície);
- sistema de imageamento óptico e detector (sensor).
Diante disso, leia as assertivas e marque a alternativa correta:
I – Os sensores remotos são instalados apenas em satélites orbitais.
II – O olho humano pode ser considerado um sensor remoto natural.
III – Embora o olho humano seja um sensor, ele capta apenas a radiação correspondente à faixa do visível.
IV – Os sensores artificiais captam energia de diferentes regiões do espectro eletromagnético, ou seja, é como se estes tipos de equipamentos “enxergassem” mais que o olho humano.
V – Os sensores dificultam a obtenção de imagens por meio do sensoriamento remoto.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas III, IV e V estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas III e V estão corretas.
Quando a radiação eletromagnética (REM) percorre a atmosfera terrestre acontecem fenômenos denominados absorção e espalhamento. Isso significa que o fluxo de energia que sai do Sol e também aquele proveniente da Terra não chegam por completo nos sensores remotos, ou seja, parte da energia é interceptada, sendo absorvida pelo planeta, ou se espalha pela atmosfera. Sobre isso, leia as assertivas e marque a alternativa correta.
I – Ao se propagar pela atmosfera, parte da radiação eletromagnética sofre absorção.
II – Na atmosfera a radiação eletromagnética pode sofrer espalhamento.
III – Absorção e espalhamento são fenômenos que ocorrem apenas com o fluxo de emitido pelo Sol e pela Lua.
IV – A coloração azul do céu pode ser explicado pelo fenômeno de espalhamento da luz azul.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Estatística”.
A diretoria de uma granja fez a solicitação de levantamento do peso médio dos frangos no momento do abate. O encarregado, que tinha noções de estatística, decidiu extrair uma amostra da população para solucionar o problema, ganhando o tempo e reduzindo o custo da pesquisa. Sabendo que a população é de 1000 frangos e a amostra era de 10% desse universo, marque a alternativa que aponta a quantidade de frangos pesados durante a pesquisa:
100 frangos.
10 frangos.
50 frangos.
1000 frangos.
1 frango.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Estatística”.
Em um caso hipotético, o diretor da escola “Maria de Nazaré”, decidiu fazer um levantamento do desempenho dos alunos a partir das notas obtidas durante o 1º semestre do ano. Sabe-se que a escola tem 5.000 alunos e que será utilizada uma amostra de 10% da população. Diante disso, pode-se afirmar que:
A variável do problema é a nota dos alunos, a população equivale a 500 indivíduos e a amostra é de 5.000 alunos.
A variável do problema é a altura dos alunos e a população equivale à amostra.
A variável do problema é a idade dos alunos, a população equivale ao número de professores e a amostra é de 500 alunos.
A variável do problema é a nota dos alunos, a população equivale a 5.000 indivíduos e a amostra é de 500 alunos.
A variável do problema é composta pelas disciplinas estudadas no ensino fundamental, a população equivale a 5.000 indivíduos e a amostra é de 50 alunos.
Para Rosa (2003), existem diversos tipos de equipamentos GPS. Eles podem ser divididos em cinco grupos, de acordo com a precisão e o investimento requerido. Tais grupos são conhecidos como:
GPS de navegação; GPS estudantis; D-GPS; GPS climáticos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS geodésicos; GPS cadastrais; GPS de buscas e apreensões; GPS turísticos.
GPS de navegação; GPS cadastrais; D-GPS; GPS topográficos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS de buscas e apreensões; GPS culinários; GPS estudantis; GPS topográficos.
GPS de navegação; GPS climáticos; D-GPS; GPS topográficos; GPS executivos.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Os Fusos Horários são um sistema que permite a padronização do horário mundial. A partir deles é possível facilitar a comunicação, planejar ações intercontinentais, viagens, entre outras operações. Sobre esse sistema, leia e julgue as assertivas a seguir e marque, então, a alternativa que indica as afirmações corretas:
I - O Sistema de Fuso Horário tem como referência o fuso de Greenwich.
II - Os fusos práticos seguem o traçado dos paralelos, enquanto os fusos teóricos seguem os meridianos.
III - Cada fuso horário corresponde a 1 hora e possui 15° de longitude.
IV - Se em Londres são 15 horas, em Brasília serão 12 horas (lembrando que Brasília está três fusos a oeste de Londres).
Pode-se afirmar que:
As assertivas II e IV são corretas.
As assertivas I, III e IV são corretas.
As assertivas I e III são corretas.
As assertivas I, II e III são corretas.
As assertivas I, II, III e IV são corretas.
A elaboração de um mapa pressupõe a existência de dados relacionados ao tema de estudo. Por exemplo: para produzir um mapa da densidade demográfica das cidades de Minas Gerais é necessário conhecer os limites políticos do Estado e de cada município, assim como sua área e o tamanho da população. Essas informações são inseridas num SIG e formam parte de um banco de dados geográfico. Sobre a temática, leia as assertivas e marque a alternativa correta.
I – A falta de um banco de dados geográficos impede a elaboração de mapas.
II – Um banco de dados geográfico não armazena informações relacionadas à localização dos alvos terrestres.
III – Um banco de dados alfanumérico detém as mesmas características que um banco de dados geográfico.
IV – O termo “alfanumérico” se refere a letras e números.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertiva I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Cada tipo de projeção cartográfica possui características específicas que a torna mais adequada a determinado uso, em detrimento de outros. Nenhuma delas, porém, apresenta-se perfeita quanto à fidelidade das formas, áreas e ângulos, em concomitância. Observe abaixo as formas de projeções:
Fonte: Acervo EAD - Uniube. Disponível em: TEOBALDO NETO, Aristóteles. Linguagens e representações cartográficas. São Paulo: Pearson, 2010. p. 99.
Agora, com base em nossos estudos sobre projeções, assinale a afirmativa correta:
A projeção cilíndrica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cone.
A projeção cilíndrica é a mais utilizada nas representações do globo terrestre.
A projeção plana ou azimutal é fiel apenas na representação da Linha do Equador.
A projeção plana ou azimutal é mais utilizada para mapas menores, como os de países.
Na projeção cônica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cilindro.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas III, IV e V estão corretas.
Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas III e V estão corretas.
Quando a radiação eletromagnética (REM) percorre a atmosfera terrestre acontecem fenômenos denominados absorção e espalhamento. Isso significa que o fluxo de energia que sai do Sol e também aquele proveniente da Terra não chegam por completo nos sensores remotos, ou seja, parte da energia é interceptada, sendo absorvida pelo planeta, ou se espalha pela atmosfera. Sobre isso, leia as assertivas e marque a alternativa correta.
I – Ao se propagar pela atmosfera, parte da radiação eletromagnética sofre absorção.
II – Na atmosfera a radiação eletromagnética pode sofrer espalhamento.
III – Absorção e espalhamento são fenômenos que ocorrem apenas com o fluxo de emitido pelo Sol e pela Lua.
IV – A coloração azul do céu pode ser explicado pelo fenômeno de espalhamento da luz azul.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Estatística”.
A diretoria de uma granja fez a solicitação de levantamento do peso médio dos frangos no momento do abate. O encarregado, que tinha noções de estatística, decidiu extrair uma amostra da população para solucionar o problema, ganhando o tempo e reduzindo o custo da pesquisa. Sabendo que a população é de 1000 frangos e a amostra era de 10% desse universo, marque a alternativa que aponta a quantidade de frangos pesados durante a pesquisa:
100 frangos.
10 frangos.
50 frangos.
1000 frangos.
1 frango.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Estatística”.
Em um caso hipotético, o diretor da escola “Maria de Nazaré”, decidiu fazer um levantamento do desempenho dos alunos a partir das notas obtidas durante o 1º semestre do ano. Sabe-se que a escola tem 5.000 alunos e que será utilizada uma amostra de 10% da população. Diante disso, pode-se afirmar que:
A variável do problema é a nota dos alunos, a população equivale a 500 indivíduos e a amostra é de 5.000 alunos.
A variável do problema é a altura dos alunos e a população equivale à amostra.
A variável do problema é a idade dos alunos, a população equivale ao número de professores e a amostra é de 500 alunos.
A variável do problema é a nota dos alunos, a população equivale a 5.000 indivíduos e a amostra é de 500 alunos.
A variável do problema é composta pelas disciplinas estudadas no ensino fundamental, a população equivale a 5.000 indivíduos e a amostra é de 50 alunos.
Para Rosa (2003), existem diversos tipos de equipamentos GPS. Eles podem ser divididos em cinco grupos, de acordo com a precisão e o investimento requerido. Tais grupos são conhecidos como:
GPS de navegação; GPS estudantis; D-GPS; GPS climáticos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS geodésicos; GPS cadastrais; GPS de buscas e apreensões; GPS turísticos.
GPS de navegação; GPS cadastrais; D-GPS; GPS topográficos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS de buscas e apreensões; GPS culinários; GPS estudantis; GPS topográficos.
GPS de navegação; GPS climáticos; D-GPS; GPS topográficos; GPS executivos.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Os Fusos Horários são um sistema que permite a padronização do horário mundial. A partir deles é possível facilitar a comunicação, planejar ações intercontinentais, viagens, entre outras operações. Sobre esse sistema, leia e julgue as assertivas a seguir e marque, então, a alternativa que indica as afirmações corretas:
I - O Sistema de Fuso Horário tem como referência o fuso de Greenwich.
II - Os fusos práticos seguem o traçado dos paralelos, enquanto os fusos teóricos seguem os meridianos.
III - Cada fuso horário corresponde a 1 hora e possui 15° de longitude.
IV - Se em Londres são 15 horas, em Brasília serão 12 horas (lembrando que Brasília está três fusos a oeste de Londres).
Pode-se afirmar que:
As assertivas II e IV são corretas.
As assertivas I, III e IV são corretas.
As assertivas I e III são corretas.
As assertivas I, II e III são corretas.
As assertivas I, II, III e IV são corretas.
A elaboração de um mapa pressupõe a existência de dados relacionados ao tema de estudo. Por exemplo: para produzir um mapa da densidade demográfica das cidades de Minas Gerais é necessário conhecer os limites políticos do Estado e de cada município, assim como sua área e o tamanho da população. Essas informações são inseridas num SIG e formam parte de um banco de dados geográfico. Sobre a temática, leia as assertivas e marque a alternativa correta.
I – A falta de um banco de dados geográficos impede a elaboração de mapas.
II – Um banco de dados geográfico não armazena informações relacionadas à localização dos alvos terrestres.
III – Um banco de dados alfanumérico detém as mesmas características que um banco de dados geográfico.
IV – O termo “alfanumérico” se refere a letras e números.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertiva I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Cada tipo de projeção cartográfica possui características específicas que a torna mais adequada a determinado uso, em detrimento de outros. Nenhuma delas, porém, apresenta-se perfeita quanto à fidelidade das formas, áreas e ângulos, em concomitância. Observe abaixo as formas de projeções:
Fonte: Acervo EAD - Uniube. Disponível em: TEOBALDO NETO, Aristóteles. Linguagens e representações cartográficas. São Paulo: Pearson, 2010. p. 99.
Agora, com base em nossos estudos sobre projeções, assinale a afirmativa correta:
A projeção cilíndrica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cone.
A projeção cilíndrica é a mais utilizada nas representações do globo terrestre.
A projeção plana ou azimutal é fiel apenas na representação da Linha do Equador.
A projeção plana ou azimutal é mais utilizada para mapas menores, como os de países.
Na projeção cônica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cilindro.
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Estatística”.
A diretoria de uma granja fez a solicitação de levantamento do peso médio dos frangos no momento do abate. O encarregado, que tinha noções de estatística, decidiu extrair uma amostra da população para solucionar o problema, ganhando o tempo e reduzindo o custo da pesquisa. Sabendo que a população é de 1000 frangos e a amostra era de 10% desse universo, marque a alternativa que aponta a quantidade de frangos pesados durante a pesquisa:
100 frangos.
10 frangos.
50 frangos.
1000 frangos.
1 frango.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Estatística”.
Em um caso hipotético, o diretor da escola “Maria de Nazaré”, decidiu fazer um levantamento do desempenho dos alunos a partir das notas obtidas durante o 1º semestre do ano. Sabe-se que a escola tem 5.000 alunos e que será utilizada uma amostra de 10% da população. Diante disso, pode-se afirmar que:
A variável do problema é a nota dos alunos, a população equivale a 500 indivíduos e a amostra é de 5.000 alunos.
A variável do problema é a altura dos alunos e a população equivale à amostra.
A variável do problema é a idade dos alunos, a população equivale ao número de professores e a amostra é de 500 alunos.
A variável do problema é a nota dos alunos, a população equivale a 5.000 indivíduos e a amostra é de 500 alunos.
A variável do problema é composta pelas disciplinas estudadas no ensino fundamental, a população equivale a 5.000 indivíduos e a amostra é de 50 alunos.
Para Rosa (2003), existem diversos tipos de equipamentos GPS. Eles podem ser divididos em cinco grupos, de acordo com a precisão e o investimento requerido. Tais grupos são conhecidos como:
GPS de navegação; GPS estudantis; D-GPS; GPS climáticos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS geodésicos; GPS cadastrais; GPS de buscas e apreensões; GPS turísticos.
GPS de navegação; GPS cadastrais; D-GPS; GPS topográficos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS de buscas e apreensões; GPS culinários; GPS estudantis; GPS topográficos.
GPS de navegação; GPS climáticos; D-GPS; GPS topográficos; GPS executivos.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Os Fusos Horários são um sistema que permite a padronização do horário mundial. A partir deles é possível facilitar a comunicação, planejar ações intercontinentais, viagens, entre outras operações. Sobre esse sistema, leia e julgue as assertivas a seguir e marque, então, a alternativa que indica as afirmações corretas:
I - O Sistema de Fuso Horário tem como referência o fuso de Greenwich.
II - Os fusos práticos seguem o traçado dos paralelos, enquanto os fusos teóricos seguem os meridianos.
III - Cada fuso horário corresponde a 1 hora e possui 15° de longitude.
IV - Se em Londres são 15 horas, em Brasília serão 12 horas (lembrando que Brasília está três fusos a oeste de Londres).
Pode-se afirmar que:
As assertivas II e IV são corretas.
As assertivas I, III e IV são corretas.
As assertivas I e III são corretas.
As assertivas I, II e III são corretas.
As assertivas I, II, III e IV são corretas.
A elaboração de um mapa pressupõe a existência de dados relacionados ao tema de estudo. Por exemplo: para produzir um mapa da densidade demográfica das cidades de Minas Gerais é necessário conhecer os limites políticos do Estado e de cada município, assim como sua área e o tamanho da população. Essas informações são inseridas num SIG e formam parte de um banco de dados geográfico. Sobre a temática, leia as assertivas e marque a alternativa correta.
I – A falta de um banco de dados geográficos impede a elaboração de mapas.
II – Um banco de dados geográfico não armazena informações relacionadas à localização dos alvos terrestres.
III – Um banco de dados alfanumérico detém as mesmas características que um banco de dados geográfico.
IV – O termo “alfanumérico” se refere a letras e números.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertiva I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Cada tipo de projeção cartográfica possui características específicas que a torna mais adequada a determinado uso, em detrimento de outros. Nenhuma delas, porém, apresenta-se perfeita quanto à fidelidade das formas, áreas e ângulos, em concomitância. Observe abaixo as formas de projeções:
Fonte: Acervo EAD - Uniube. Disponível em: TEOBALDO NETO, Aristóteles. Linguagens e representações cartográficas. São Paulo: Pearson, 2010. p. 99.
Agora, com base em nossos estudos sobre projeções, assinale a afirmativa correta:
A projeção cilíndrica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cone.
A projeção cilíndrica é a mais utilizada nas representações do globo terrestre.
A projeção plana ou azimutal é fiel apenas na representação da Linha do Equador.
A projeção plana ou azimutal é mais utilizada para mapas menores, como os de países.
Na projeção cônica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cilindro.
100 frangos.
10 frangos.
50 frangos.
1000 frangos.
1 frango.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Estatística”.
Em um caso hipotético, o diretor da escola “Maria de Nazaré”, decidiu fazer um levantamento do desempenho dos alunos a partir das notas obtidas durante o 1º semestre do ano. Sabe-se que a escola tem 5.000 alunos e que será utilizada uma amostra de 10% da população. Diante disso, pode-se afirmar que:
A variável do problema é a nota dos alunos, a população equivale a 500 indivíduos e a amostra é de 5.000 alunos.
A variável do problema é a altura dos alunos e a população equivale à amostra.
A variável do problema é a idade dos alunos, a população equivale ao número de professores e a amostra é de 500 alunos.
A variável do problema é a nota dos alunos, a população equivale a 5.000 indivíduos e a amostra é de 500 alunos.
A variável do problema é composta pelas disciplinas estudadas no ensino fundamental, a população equivale a 5.000 indivíduos e a amostra é de 50 alunos.
Para Rosa (2003), existem diversos tipos de equipamentos GPS. Eles podem ser divididos em cinco grupos, de acordo com a precisão e o investimento requerido. Tais grupos são conhecidos como:
GPS de navegação; GPS estudantis; D-GPS; GPS climáticos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS geodésicos; GPS cadastrais; GPS de buscas e apreensões; GPS turísticos.
GPS de navegação; GPS cadastrais; D-GPS; GPS topográficos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS de buscas e apreensões; GPS culinários; GPS estudantis; GPS topográficos.
GPS de navegação; GPS climáticos; D-GPS; GPS topográficos; GPS executivos.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Os Fusos Horários são um sistema que permite a padronização do horário mundial. A partir deles é possível facilitar a comunicação, planejar ações intercontinentais, viagens, entre outras operações. Sobre esse sistema, leia e julgue as assertivas a seguir e marque, então, a alternativa que indica as afirmações corretas:
I - O Sistema de Fuso Horário tem como referência o fuso de Greenwich.
II - Os fusos práticos seguem o traçado dos paralelos, enquanto os fusos teóricos seguem os meridianos.
III - Cada fuso horário corresponde a 1 hora e possui 15° de longitude.
IV - Se em Londres são 15 horas, em Brasília serão 12 horas (lembrando que Brasília está três fusos a oeste de Londres).
Pode-se afirmar que:
As assertivas II e IV são corretas.
As assertivas I, III e IV são corretas.
As assertivas I e III são corretas.
As assertivas I, II e III são corretas.
As assertivas I, II, III e IV são corretas.
A elaboração de um mapa pressupõe a existência de dados relacionados ao tema de estudo. Por exemplo: para produzir um mapa da densidade demográfica das cidades de Minas Gerais é necessário conhecer os limites políticos do Estado e de cada município, assim como sua área e o tamanho da população. Essas informações são inseridas num SIG e formam parte de um banco de dados geográfico. Sobre a temática, leia as assertivas e marque a alternativa correta.
I – A falta de um banco de dados geográficos impede a elaboração de mapas.
II – Um banco de dados geográfico não armazena informações relacionadas à localização dos alvos terrestres.
III – Um banco de dados alfanumérico detém as mesmas características que um banco de dados geográfico.
IV – O termo “alfanumérico” se refere a letras e números.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertiva I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Cada tipo de projeção cartográfica possui características específicas que a torna mais adequada a determinado uso, em detrimento de outros. Nenhuma delas, porém, apresenta-se perfeita quanto à fidelidade das formas, áreas e ângulos, em concomitância. Observe abaixo as formas de projeções:
Fonte: Acervo EAD - Uniube. Disponível em: TEOBALDO NETO, Aristóteles. Linguagens e representações cartográficas. São Paulo: Pearson, 2010. p. 99.
Agora, com base em nossos estudos sobre projeções, assinale a afirmativa correta:
A projeção cilíndrica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cone.
A projeção cilíndrica é a mais utilizada nas representações do globo terrestre.
A projeção plana ou azimutal é fiel apenas na representação da Linha do Equador.
A projeção plana ou azimutal é mais utilizada para mapas menores, como os de países.
Na projeção cônica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cilindro.
A variável do problema é a nota dos alunos, a população equivale a 500 indivíduos e a amostra é de 5.000 alunos.
A variável do problema é a altura dos alunos e a população equivale à amostra.
A variável do problema é a idade dos alunos, a população equivale ao número de professores e a amostra é de 500 alunos.
A variável do problema é a nota dos alunos, a população equivale a 5.000 indivíduos e a amostra é de 500 alunos.
A variável do problema é composta pelas disciplinas estudadas no ensino fundamental, a população equivale a 5.000 indivíduos e a amostra é de 50 alunos.
Para Rosa (2003), existem diversos tipos de equipamentos GPS. Eles podem ser divididos em cinco grupos, de acordo com a precisão e o investimento requerido. Tais grupos são conhecidos como:
GPS de navegação; GPS estudantis; D-GPS; GPS climáticos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS geodésicos; GPS cadastrais; GPS de buscas e apreensões; GPS turísticos.
GPS de navegação; GPS cadastrais; D-GPS; GPS topográficos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS de buscas e apreensões; GPS culinários; GPS estudantis; GPS topográficos.
GPS de navegação; GPS climáticos; D-GPS; GPS topográficos; GPS executivos.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Os Fusos Horários são um sistema que permite a padronização do horário mundial. A partir deles é possível facilitar a comunicação, planejar ações intercontinentais, viagens, entre outras operações. Sobre esse sistema, leia e julgue as assertivas a seguir e marque, então, a alternativa que indica as afirmações corretas:
I - O Sistema de Fuso Horário tem como referência o fuso de Greenwich.
II - Os fusos práticos seguem o traçado dos paralelos, enquanto os fusos teóricos seguem os meridianos.
III - Cada fuso horário corresponde a 1 hora e possui 15° de longitude.
IV - Se em Londres são 15 horas, em Brasília serão 12 horas (lembrando que Brasília está três fusos a oeste de Londres).
Pode-se afirmar que:
As assertivas II e IV são corretas.
As assertivas I, III e IV são corretas.
As assertivas I e III são corretas.
As assertivas I, II e III são corretas.
As assertivas I, II, III e IV são corretas.
A elaboração de um mapa pressupõe a existência de dados relacionados ao tema de estudo. Por exemplo: para produzir um mapa da densidade demográfica das cidades de Minas Gerais é necessário conhecer os limites políticos do Estado e de cada município, assim como sua área e o tamanho da população. Essas informações são inseridas num SIG e formam parte de um banco de dados geográfico. Sobre a temática, leia as assertivas e marque a alternativa correta.
I – A falta de um banco de dados geográficos impede a elaboração de mapas.
II – Um banco de dados geográfico não armazena informações relacionadas à localização dos alvos terrestres.
III – Um banco de dados alfanumérico detém as mesmas características que um banco de dados geográfico.
IV – O termo “alfanumérico” se refere a letras e números.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertiva I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Cada tipo de projeção cartográfica possui características específicas que a torna mais adequada a determinado uso, em detrimento de outros. Nenhuma delas, porém, apresenta-se perfeita quanto à fidelidade das formas, áreas e ângulos, em concomitância. Observe abaixo as formas de projeções:
Fonte: Acervo EAD - Uniube. Disponível em: TEOBALDO NETO, Aristóteles. Linguagens e representações cartográficas. São Paulo: Pearson, 2010. p. 99.
Agora, com base em nossos estudos sobre projeções, assinale a afirmativa correta:
A projeção cilíndrica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cone.
A projeção cilíndrica é a mais utilizada nas representações do globo terrestre.
A projeção plana ou azimutal é fiel apenas na representação da Linha do Equador.
A projeção plana ou azimutal é mais utilizada para mapas menores, como os de países.
Na projeção cônica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cilindro.
GPS de navegação; GPS estudantis; D-GPS; GPS climáticos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS geodésicos; GPS cadastrais; GPS de buscas e apreensões; GPS turísticos.
GPS de navegação; GPS cadastrais; D-GPS; GPS topográficos; GPS geodésicos.
GPS de navegação; GPS de buscas e apreensões; GPS culinários; GPS estudantis; GPS topográficos.
GPS de navegação; GPS climáticos; D-GPS; GPS topográficos; GPS executivos.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Os Fusos Horários são um sistema que permite a padronização do horário mundial. A partir deles é possível facilitar a comunicação, planejar ações intercontinentais, viagens, entre outras operações. Sobre esse sistema, leia e julgue as assertivas a seguir e marque, então, a alternativa que indica as afirmações corretas:
I - O Sistema de Fuso Horário tem como referência o fuso de Greenwich.
II - Os fusos práticos seguem o traçado dos paralelos, enquanto os fusos teóricos seguem os meridianos.
III - Cada fuso horário corresponde a 1 hora e possui 15° de longitude.
IV - Se em Londres são 15 horas, em Brasília serão 12 horas (lembrando que Brasília está três fusos a oeste de Londres).
Pode-se afirmar que:
As assertivas II e IV são corretas.
As assertivas I, III e IV são corretas.
As assertivas I e III são corretas.
As assertivas I, II e III são corretas.
As assertivas I, II, III e IV são corretas.
A elaboração de um mapa pressupõe a existência de dados relacionados ao tema de estudo. Por exemplo: para produzir um mapa da densidade demográfica das cidades de Minas Gerais é necessário conhecer os limites políticos do Estado e de cada município, assim como sua área e o tamanho da população. Essas informações são inseridas num SIG e formam parte de um banco de dados geográfico. Sobre a temática, leia as assertivas e marque a alternativa correta.
I – A falta de um banco de dados geográficos impede a elaboração de mapas.
II – Um banco de dados geográfico não armazena informações relacionadas à localização dos alvos terrestres.
III – Um banco de dados alfanumérico detém as mesmas características que um banco de dados geográfico.
IV – O termo “alfanumérico” se refere a letras e números.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertiva I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Cada tipo de projeção cartográfica possui características específicas que a torna mais adequada a determinado uso, em detrimento de outros. Nenhuma delas, porém, apresenta-se perfeita quanto à fidelidade das formas, áreas e ângulos, em concomitância. Observe abaixo as formas de projeções:
Fonte: Acervo EAD - Uniube. Disponível em: TEOBALDO NETO, Aristóteles. Linguagens e representações cartográficas. São Paulo: Pearson, 2010. p. 99.
Agora, com base em nossos estudos sobre projeções, assinale a afirmativa correta:
A projeção cilíndrica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cone.
A projeção cilíndrica é a mais utilizada nas representações do globo terrestre.
A projeção plana ou azimutal é fiel apenas na representação da Linha do Equador.
A projeção plana ou azimutal é mais utilizada para mapas menores, como os de países.
Na projeção cônica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cilindro.
As assertivas II e IV são corretas.
As assertivas I, III e IV são corretas.
As assertivas I e III são corretas.
As assertivas I, II e III são corretas.
As assertivas I, II, III e IV são corretas.
A elaboração de um mapa pressupõe a existência de dados relacionados ao tema de estudo. Por exemplo: para produzir um mapa da densidade demográfica das cidades de Minas Gerais é necessário conhecer os limites políticos do Estado e de cada município, assim como sua área e o tamanho da população. Essas informações são inseridas num SIG e formam parte de um banco de dados geográfico. Sobre a temática, leia as assertivas e marque a alternativa correta.
I – A falta de um banco de dados geográficos impede a elaboração de mapas.
II – Um banco de dados geográfico não armazena informações relacionadas à localização dos alvos terrestres.
III – Um banco de dados alfanumérico detém as mesmas características que um banco de dados geográfico.
IV – O termo “alfanumérico” se refere a letras e números.
Pode-se afirmar que:
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertiva I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Cada tipo de projeção cartográfica possui características específicas que a torna mais adequada a determinado uso, em detrimento de outros. Nenhuma delas, porém, apresenta-se perfeita quanto à fidelidade das formas, áreas e ângulos, em concomitância. Observe abaixo as formas de projeções:
Fonte: Acervo EAD - Uniube. Disponível em: TEOBALDO NETO, Aristóteles. Linguagens e representações cartográficas. São Paulo: Pearson, 2010. p. 99.
Agora, com base em nossos estudos sobre projeções, assinale a afirmativa correta:
A projeção cilíndrica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cone.
A projeção cilíndrica é a mais utilizada nas representações do globo terrestre.
A projeção plana ou azimutal é fiel apenas na representação da Linha do Equador.
A projeção plana ou azimutal é mais utilizada para mapas menores, como os de países.
Na projeção cônica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cilindro.
I – A falta de um banco de dados geográficos impede a elaboração de mapas.
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Apenas as assertiva I e IV estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Os desafios da cartografia: a esfera no plano e a diversidade temporal global”.
Cada tipo de projeção cartográfica possui características específicas que a torna mais adequada a determinado uso, em detrimento de outros. Nenhuma delas, porém, apresenta-se perfeita quanto à fidelidade das formas, áreas e ângulos, em concomitância. Observe abaixo as formas de projeções:
Fonte: Acervo EAD - Uniube. Disponível em: TEOBALDO NETO, Aristóteles. Linguagens e representações cartográficas. São Paulo: Pearson, 2010. p. 99.
Agora, com base em nossos estudos sobre projeções, assinale a afirmativa correta:
A projeção cilíndrica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cone.
A projeção cilíndrica é a mais utilizada nas representações do globo terrestre.
A projeção plana ou azimutal é fiel apenas na representação da Linha do Equador.
A projeção plana ou azimutal é mais utilizada para mapas menores, como os de países.
Na projeção cônica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cilindro.
A projeção cilíndrica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cone.
A projeção cilíndrica é a mais utilizada nas representações do globo terrestre.
A projeção plana ou azimutal é fiel apenas na representação da Linha do Equador.
A projeção plana ou azimutal é mais utilizada para mapas menores, como os de países.
Na projeção cônica o mapa é construído imaginando-o desenhado em um cilindro.